A distribuição de panfletos é uma das formas mais antigas de se fazer publicidade e que continua existindo. Isso porque, a panfletagem possui resultados eficientes na circulação de informações.
Além de ser uma publicidade econômica, esse método consegue atingir uma boa eficiência quando o assunto é comunicação. Mas, é claro, há meios de torná-lo ainda mais eficiente. Por isso, separamos este conteúdo com algumas das principais e mais valiosas dicas que você pode pôr em ação na hora de distribuir seus panfletos. Quer saber quais são? Então continue lendo aqui.
Como fazer uma boa panfletagem?
Todo mundo já recebeu um panfleto na rua e o guardou dentro da bolsa ou do bolso para mais tarde dar uma olhada no que ele tem a oferecer. Muitas pessoas acham que a panfletagem hoje em dia não tem mais o impacto que antigamente.
Porém, o que acontece muito é que as pessoas que resolvem contratar alguém ou fazer elas mesmas a panfletagem sem saber as estratégias certas para isso.
Afinal, muitas acreditam que basta entregar o panfleto em qualquer lugar para que o trabalho seja feito. Mas não é assim que acontece. Se o trabalho for feito de forma eficiente e certeira, é possível obter resultados satisfatórios.
Se você está em dúvida ou não sabe como fazer isso muito bem, separamos aqui algumas dicas para você anotar e fazer uma abordagem mais efetiva. A primeira dica então é:
1. Escolha do público
A escolha do público-alvo é algo que é necessário checar para que se possa ter precisão onde você for fazer a distribuição dos panfletos. Quando você realiza a escolha do público, você consegue pensar no local em que ele costuma ir e assim, consegue organizar a sua distribuição próximo a esses pontos.
2. Cordialidade
A entrega de panfletos não pode ser feita de má vontade. É necessário que o entregador seja cordial e cumprimente de modo educado quem for pegar o panfleto.
Não incomodar as pessoas é fundamental e, se possível, falar brevemente sobre do que se trata pode fazer com que as chances de as pessoas aceitarem sejam maiores.
Como dissemos, a abordagem deve ser próxima ao local que está sendo divulgado ou de onde o público-alvo mais frequenta. De preferência, faça a panfletagem em locais de movimentação intensa para que o alcance seja maior.
3. Saiba a rotina de seu público
Você deve ter em mente quem são seus públicos mais ou menos, assim, deve ter uma noção também de como eles se movimentam e quais são suas rotinas.
Então, por exemplo, se o seu empreendimento ou produto for direcionado ao mercado infantil, fazer a panfletagem perto de escolas, parques etc. vai ser mais eficaz.
Sabe-se que há principalmente dois horários para fazer esse trabalho, de manhã e de tarde na hora da saída dos alunos. Logo, você deve se preparar para esses dois horários serem os seus mais ativos.
Fique atento também se o seu público usa um tipo de meio de transporte específico e se você pode aproveitar essa situação para fazer mais abordagens.
4. Invista numa boa abordagem
Frisamos mais uma vez que uma boa abordagem é extremamente necessária para que se possa ter uma boa aceitação. A abordagem natural e espontânea é a melhor que existe.
O ideal é que você contrate uma empresa que já seja preparada para seguir comandos e que já tenha uma qualidade e experiência com o trabalho para que não se desperdice material.
Passar um treino para a equipe é importante para que se possa explicar tudo sobre o público-alvo e o tipo de abordagem necessária. Isso é bom para que se alinhe as expectativas e as pessoas entreguem bons resultados em seu dia de trabalho.
5. Qualidade do panfleto
A qualidade do panfleto importa muito para que ele não vá parar no meio do lixo. Tente produzir um material de qualidade e que seja atrativo para que se possa passar uma informação de forma atrativa e objetiva.
Assim, os clientes em potencial podem identificar rapidamente do que aquele folheto trata e isso pode instigá-los a olhar o material com uma atenção maior.
6. Análises
Depois que a panfletagem foi feita, algumas pessoas podem acabar entrando em contato com a empresa e é importante que se possa dar atenção a eles para que a conversão de clientes aconteça.
Assim, coloque-se sempre a disposição de oferecer mais informações que não couberam no panfleto. Essa parte de análise e contato com cliente é fundamental para que se possa reter o máximo de interessados possíveis em seu negócio.
Colocando essas dicas em prática, o seu trabalho na distribuição de panfletos irá melhorar muito. Conciliar isso com outros métodos de divulgação, como, por exemplo, na internet, em redes sociais e em grupos online é importante para que o alcance cresça ainda mais.
A grande parte que acredita não obter resultado com a panfletagem acontece em decorrência de pessoas que fazem o serviço de qualquer jeito sem analisar o público ou aplicar as estratégias necessárias em prática.
Quando se aproveita todas essas oportunidades, fica mais fácil de fazer o trabalho fluir e das pessoas aceitarem melhor os panfletos. Outra dica legal é deixar alguns panfletos em comércios locais onde seu público alvo frequenta.
Assim, eles mesmos podem pegar os panfletos e se interessar sobre o conteúdo que ali está exposto sem desperdício de material.
Conclusão
Por fim, vimos aqui algumas dicas sobre distribuição de panfletos e como você deveria fazê-los para que se possa obter um bom resultado no fim das contas.
Todas essas são dicas simples e práticas para que você obtenha o máximo de aproveitamento do seu material e do seu dia de trabalho também.
Esperamos que este conteúdo o tenha ajudado e, se sim, compartilhe-o também com mais pessoas que estão tendo dificuldades em obter resultados com esse tipo de divulgação.
Além disso, não se esqueça de deixar seu comentário, sugestão ou dúvida aqui na caixa de comentários e de visitar outros conteúdos semelhantes a este em nosso blog.