Não é novidade que a estratégia de panfletagem ainda é muito usada hoje em dia. Essa distribuição ajuda a potencializar as vendas de uma empresa e ainda possui um ótimo custo benefício.
Porém, para que você possa obter bons resultados, é preciso definir bem suas estratégias. Quer saber como? Basta continuar lendo esse conteúdo!
Estratégia de panfletagem
Com os avanços da Internet e as facilidades que gera, muitos acabam deixando de lado os materiais impressos, que ainda são importantes nas campanhas de marketing. Esse tipo de material passa a sensação de credibilidade e seriedade.
Por esse motivo que os panfletos ainda são muito usados nas estratégias de marketing e divulgação. Pois, eles têm o poder de atingir o público de forma direta e em uma maior quantidade.
Sendo assim, confira logo abaixo um pouco mais sobre a estratégia de panfletagem para aumentar suas vendas.
Qual a finalidade da ação de panfletagem?
Antes de tudo, é preciso saber qual a finalidade da ação de panfletagem, que basicamente se resume a:
- Ação promocional;
- Apresentação institucional;
- Divulgação de produtos;
- Lançamentos de produtos e serviços.
Como definir minha estratégia de panfletagem?
Saber como definir quais as estratégias de como será sua ação é crucial para realizar todos os processos de forma adequada. O ideal é que você responda algumas perguntas, tais como:
- O que pretende divulgar?
- Qual o seu objetivo?
- Que tipo de estratégia iria usar?
- Qual a quantidade de panfletos que irá distribuir?
- Em quais dias da semana e horários fará essa distribuição?
- Em qual região?
- Qual a idade, classe social, estado civil e outros aspectos do seu público-alvo?
Aliás, por falar em público-alvo, você deverá identificar qual é o seu para dar início a ação de panfletagem. Definir o público é vital para conseguir impactar as pessoas certas que realmente têm interesse, para assim alavancar as suas vendas.
É essencial essa identificação para atingir de forma certeira as pessoas que são realmente interessadas e conquistar novos clientes. Veja a seguir algumas dicas para poder definir o seu público-alvo.
Faça um cadastro de clientes
Você poderá fazer um cadastro com informações dos clientes, para manter em seu banco de dados com:
- Nome;
- E-mail;
- Endereço;
- Data de aniversário;
- Produto adquirido;
- Valor da venda.
Outra opção, após fazer o cadastro dos clientes é enviar um e-mail para todos aqueles que já compraram com você, com as seguintes perguntas para o cliente responder:
- Faixa etária;
- Estado civil;
- Cidade onde mora;
- Se tem filhos e qual a faixa etária;
- Ocupação;
- Faixa salarial.
Além disso, você também pode identificar outras variáveis que impulsionam a compra
- Produtos: Qualidade, variedade, disponibilidade;
- Preços: Formas de pagamento, descontos;
- Estrutura: Aparência/ design, segurança, sinalizações;
- Suporte ao cliente: Canais de atendimento, vendedores;
- Como conheceu a empresa, se foi por site, redes sociais, através de outras pessoas, etc.;
- Canais que mais acessam, se é a loja física, site, mídias sociais, entre outros.
Deixe a criatividade fluir
Lembre-se de ter uma chamada atrativa em sua panfletagem, para que possa atrair a atenção de uma pessoa com uma única frase. Além disso, também pense bem em como será o design do panfleto, para que seja atrativo.
Mas opte por layouts mais simples e organizados. Defina quais são as informações que não podem ficar de fora e a diagramação adequada dos itens, para tornar a leitura e entendimento mais fáceis.
Evite textos longos
Tente evitar ao máximo textos que sejam longos demais, pois pode prejudicar a diagramação da arte, uma vez que o tamanho do panfleto é menor. O resultado é uma maior dificuldade para o cliente ler e entender.
Use imagens com qualidade
Além de ter uma chamada atrativa, outro ponto essencial é incluir em seus panfletos imagens de boa qualidade. Um panfleto com texto apenas, para muitas pessoas, é desinteressante e até mesmo entediante.
Invista em uma impressão de qualidade
De nada adianta ter uma arte de qualidade e com diagramação adequada, se a impressão do panfleto não for boa. Não basta apenas imprimir, é preciso escolher um bom papel e gramatura ideal, conforme a imagem que você deseja passar para o público.
Sendo assim, para vender mais em sua estratégia de panfletagem, invista em uma impressão de ótima qualidade. De preferência, em uma gráfica especializada nesse assunto.
Integre os seus folhetos com mensagens em Redes Sociais e vice-versa
Outra ótima estratégia que também funciona é publicar as suas ofertas e promoções em redes sociais, como o Twitter e Facebook, por exemplo. Também tem o Instagram, onde você poderá divulgar imagens relacionadas aos seus produtos, ofertas, etc.
A junção entre as mídias online e offline garantem uma maior visibilidade para a sua marca e também as chances de alavancar as vendas.
Teste suas ações em diferentes dias da semana e horários
Você também poderá testar as suas estratégias de panfletagem em diferentes dias e horários. Uma boa ideia é distribuir em horários e dias menos movimentados, para ter um menor número de concorrentes.
Também é preciso verificar qual o retorno de cada distribuição, para ver qual se enquadra melhor com o seu tipo de segmento e perfil do consumidor. Por exemplo, você pode fazer panfletagem de porta em porta ou em um ponto fixo.
Use e abuse da redução de preços e dos cupons promocionais
Não há dúvidas de que as pessoas adoram uma promoção, ainda mais em épocas como final de ano e datas comemorativas. Pois, é nessas datas que elas ficam mais propensas a compra.
Portanto, use sua criatividade e seja relevante ao usar as palavras certas que servem como gatilhos mentais para despertar o desejo de compra. No final de ano, você pode usar palavras que remetem ao Natal, tais como:
- Presente ideal;
- Lista de presentes;
- Presente para seu amigo secreto;
- Presentes para crianças;
- Etc.
E quanto a distribuição, você ainda tem a opção de escolher fazer por conta própria ou então contratar os serviços de uma agência de panfletagem.
Conclusão
Como você pôde ver nesse artigo, a estratégia de panfletagem é crucial na hora de divulgar os seus produtos ou serviços. Assim você alcança um público maior e ainda pode recuperar seu investimento bem rápido.
Foi útil para você? Então não esqueça de compartilhar com os seus amigos também!