Você já ouviu falar ou sabe explicar o que é SEO? Essa é a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca. Podemos definir o SEO como um aglomerado de estratégias e técnicas que fazem com que páginas da web se tornem otimizadas.
Se você tem uma página na internet ou pretende criar uma, então já deve ter se perguntado como alguns sites conseguem ficar na primeira página do Google ao realizar alguma pesquisa.
Saiba que esse é um dos trabalhos do SEO. Melhorar a legibilidade de um conteúdo e filtrar informações relevantes para que se possa rankear melhor os resultados dessa página.
Vejamos abaixo um pouco mais sobre essa ferramenta e como usá-la.
O que é o SEO?
Podemos falar que o SEO é uma das principais estratégias utilizadas no marketing digital. Isso porque, como dissemos na introdução, ele é um dos principais responsáveis por fazer com que as páginas fiquem nas primeiras posições do Google.
Então, se você tiver uma boa estratégia em mãos, é possível que sua página apareça dentre os primeiros resultados de pesquisa. Dessa forma, você pode ficar mais conhecido, ganhar mais autoridade de mercado, receber mais visitantes em sua página e realizar maiores chances de conversão de clientes.
Como dissemos, o SEO é o conjunto de várias estratégias que visam traçar uma melhora no posicionamento de seus resultados orgânicos de buscadores. A cada segundo existem milhões de buscas no mundo todo através de sites buscadores.
E em cada busca que esses sites fazem, eles procuram filtrar os conteúdos de maneira organizada para que se possa dar sempre aqueles que a plataforma considera estar mais recheado de informações para os usuários.
Os três primeiros links orgânicos geralmente acabam recebendo 30% dos cliques, e somente 0,78% dos usuários acabam procurando outros links na segunda página segundo pesquisas do Backlinko. Para que isso possa acontecer, é fundamental ter um conteúdo de primeira, boa usabilidade, autoridade no assunto, dentre outros fatores.
O que são motores de busca?
Os motores de buscas nada mais são do que sistemas gerados por conta de uma série de algoritmos que possuem como função fazer o rastreamento, indexar e rankear os conteúdos existentes da web para que possam exibi-lo de forma ordenada dentro das pesquisas dos usuários.
Quando mencionamos os buscadores, estamos nos referindo ao Google, Yahoo, Bing, dentre outros usados. O Google é a ferramenta com mais destaque, sendo a mais usada entre todos os buscadores.
Os motores de busca funcionam da seguinte forma toda vez que você ou um consumidor fazem uma pesquisa:
- Usam os robôs para poderem rastrear os conteúdos relevantes e mostrá-los ao usuário;
- Depois de rastrear os links, as páginas vão para o índice do buscador, organizadas de acordo com as informações colhidas no rastreamento, principalmente as palavras chave;
- Por último, acontece o rankeamento, que determina a posição em que cada link irá aparecer nas páginas de busca.
É somente na última parte que o SEO pode ser bem utilizado. Isso porque as palavras-chave usadas para pesquisar conteúdo acabam sendo varridas pelos robôs na hora em que filtram os conteúdos que tenham essas mesmas palavras-chave.
Assim, podem entregar aquilo que consideram mais informativo, segundo as palavras chaves usadas na pesquisa, para o indivíduo que esteja pesquisando sobre o assunto.
O que determina uma página ficar acima da outra nos resultados de busca?
Saber o que é SEO e como usá-lo não é o único fator que determina com que uma página apresenta melhores resultados que outras. Supõe-se que haja mais de 200 fatores de rankeamento responsáveis por fazer uma página se destacar.
O Google não revela quais são exatamente esses fatores, ainda que já tenha dado declarações que possam deduzir quais são esses segredos escondidos. Mas, em geral, os fatores se dividem em dois grupos: on page e off page.
Os fatores on page ficam nas próprias páginas, por exemplo, eles são os conteúdos, os títulos, imagens, url, dentre outros fatores que o Google avalia para que se possa saber o que essas páginas querem passar e, assim, realizar a indexação correta.
Já os itens off page são os elementos que se encontram fora das páginas, mas que indicam que ela é uma referência, como por exemplo:
- Quantidade de backlinks;
- Variedade de backlinks;
- Contextos de backlinks;
- Menção à marca;
- Sinais sociais;
- Buscas diretas
Tudo isso faz com que o Google entenda que aquela página tem um nível de autoridade alta para o assunto que pode ser relevante para quem a procura.
Como começar a usar as estratégias de SEO?
Agora que você já sabe o que é SEO e para que ele serve, fica a dúvida de saber como montar essa estratégia de forma eficiente para que ela funcione. A primeira coisa que você precisa saber é: para que o seu conteúdo tenha o tráfego que deseja, é vital que você produza algo relevante para quem está lendo.
Assim como tudo no marketing, para que se alcance o que deseja é necessário ter um bom planejamento. Sendo assim, analise quais são os resultados que você pretende atingir com o SEO, qual tipo de público você quer alcançar e como você pensa em chegar lá.
São esses fatores que irão embasar o caminho para que você tenha sucesso em sua estratégia. Outro ponto que você precisa ficar atento quanto ao uso do SEO é que por mais que ele esteja perfeito, você só vai colher os resultados a longo prazo.
Então, se você espera um retorno de acesso a curto prazo, talvez deva partir para a estratégia de tráfego pago.
Conclusão
O SEO é uma ferramenta muito útil para quem quer mostrar relevância na internet. Por isso, é interessante que você pesquise melhor sobre o assunto para que possa ficar por dentro dos detalhes de funcionamento da ferramenta.
Assim, você pode conseguir ter um melhor resultado dentro daquilo que você espera. Além disso, contar com profissionais que possam te ajudar nessa etapa também é crucial para que você tenha um resultado satisfatório.
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