Se tem algo que uma empresa ou pessoa pensa na hora de divulgar um negócio é se panfletagem dá resultado. Ainda hoje nas ruas vemos em época de eleição muitas pessoas distribuindo panfletos para divulgação.
No entanto, ainda há a dúvida se esse tipo de prática é a mais eficaz para ajudar na divulgação de algo, pois muitas pessoas acabam ignorando e não dando valor aquele material.
Sendo assim, falaremos um pouco mais sobre isso ao longo deste conteúdo para que você tire suas dúvidas a respeito deste assunto. Continue lendo então se você tem interesse.
Panfletagem dá resultado?
Para que uma empresa, um serviço ou uma pessoa possa conseguir sucesso naquilo que deseja, é preciso que ela tenha em mente um bom meio de divulgar aquilo que lhe interessa.
No caso dos políticos, um bom e velho meio que ainda funciona muito é o ato de panfletar. A visibilidade é tudo o que os candidatos desejam, por isso espalham seus rostos e números em todos os cantos para que sejam lembrados.
Divulgar aquilo que se deseja para o público-alvo, é fundamental para alcançar o resultado que se espera. E se tratando de política, o público-alvo é a população em geral.
Muitas pessoas acreditam que alcançar muita gente é um custo muito alto e algo bastante difícil. E aqui entra a seguinte questão: panfletagem dá resultado?
Saber como panfletar é algo fundamental para que se alcance o resultado esperado. Algumas das vantagens que se pode obter ao escolher essa forma de divulgação é:
- Alcançar um grande número de pessoas em pouco tempo;
- Custo baixo para a empresa;
- Informa ao público os dados necessários que ele precisa saber sobre o candidato;
- Você decide o local que pode trazer mais resultados;
- Opção fácil de produzir e de distribuir.
Dúvidas a respeito se panfletagem dá resultado
Como estamos muito inseridos num contexto digital, é normal pensar que utilizar a internet como meio de divulgação é a melhor maneira de atuar.
No entanto, isso não é garantido. Utilizar a internet é sim um dos meios que se tem para incluir na estratégia de divulgação, porém, ele não é o único.
Não existe uma fórmula mágica para o sucesso, o que existe é você saber quem é o seu público-alvo, qual o seu objetivo e onde você deve atuar para que ele tenha sucesso.
A mídia offline ainda é muito utilizada como uma estratégia de comunicação, principalmente em tempo de eleição. Portanto, utilizá-la junto com a mídia online é só um meio de fortificar aquilo que você deseja passar.
Uma segunda dúvida que se tem é se o investimento vale a pena. Já adiantamos que o custo de produção não é caro. A média é que o milheiro saia há 160 reais.
Tudo depende do material e da gráfica escolhida mas, em geral, trata-se de um trabalho barato e que possui retorno.
Outro ponto em que as pessoas costumam perguntar bastante é sobre o índice de retorno que a panfletagem possui. Podemos dizer que por meio de pesquisas já feitas, o índice gira por volta de 3 a 5%.
Então, a cada 100 panfletos entregues, há uma média de 4 contatos obtidos. O retorno com panfletagem pode acontecer de imediato, médio ou longo prazo.
Tudo depende de quem pegou e como decidiu usar aquele panfleto. Esse retorno é uma estimativa. Em época de eleição, ele pode ser muito maior pois pessoas em dúvida podem guardar panfletos que foram entregues e votar em um daqueles candidatos.
Existe algum risco da panfletagem dar resultado negativo?
Existem vários pontos que se não trabalhados da maneira adequada, podem fazer com que todo o serviço de panfletagem dê errado.
A prestação de um serviço de má qualidade interfere de modo direto nas expectativas que se tem sobre o possível retorno que a atividade de panfletagem possui.
Ao contratar uma empresa que não se atenta a pontos importantes, pode fazer com que o resultado seja o pior possível. Dentre os principais pontos que podemos destacar serem perigos, destacamos:
1. Não focar no público-alvo do cliente
O objetivo da panfletagem é muito claro: divulgar uma mensagem, produto ou serviço. Portanto, é vital para ter um retorno em cima desses pontos, que a panfletagem seja feita em pontos específicos onde haverá mais concentração desse público-alvo.
2. Não focar no local certo de distribuição
Apesar do público-alvo do político ser a população em geral, ainda assim existe lugares específicos onde você deve fazer a panfletagem. Por exemplo, as pessoas que contribuem para uma eleição acontecer são maiores de 16 anos, que é a idade mínima para votar.
Sendo assim, não há motivos para que o ponto de distribuição de panfletos ocorra perto de lugares que menores de idade frequentam. A margem de conversão de resultados será muito abaixo do que a esperada.
3. Panfleto mal planejado
Um panfleto é um meio rápido de divulgação. Sendo assim, as informações que são contidas nele devem ser absorvidas de modo rápido e direto para que se possa garantir o impacto da mensagem.
Então, neste caso, menos é mais. Escreva só o essencial, aquilo que realmente o receptor precisa para que possa garantir que a mensagem passada fará efeito.
Ao organizar tudo de modo otimizado, as chances da panfletagem darem resultado acabam sendo maiores.
O que fazer então para que o serviço seja bom, eficaz e de qualidade? Você deve pesquisar por uma empresa que ofereça tudo isso e tenha uma boa reputação em seu trabalho.
A DRP Panfletagem por exemplo é uma empresa que está no mercado de panfletagem desde 2009 e continua fazendo a diferença por meio de seus serviços de marketing direto.
A empresa foca na excelência de suas ações e, durante todo esse tempo, milhares de pessoas já foram impactadas por eles.
Conclusão
Por fim, vimos aqui alguns pontos sobre a panfletagem e se panfletagem da resultado mesmo. Mostramos que com a ação, tempo certo e estratégia correta, os resultados conseguem ser significativos.
Quem pensa que a mídia offline é uma estratégia dos tempos passados está muito enganado. Ela faz e ainda continuará fazendo total diferença se for bem-organizada.