O ano está próximo do fim e as eleições de 2022 já estão bem perto, por essa razão, muitos políticos que desejam conquistar seus eleitores, já estão pensando em estratégias de marketing eleitoral para suas campanhas.
Afinal, quanto mais planejar a campanha, maiores as chances de obter um bom resultado no final. Caso não saiba por onde começar, então basta continuar lendo esse conteúdo para conferir algumas estratégias.
Marketing Eleitoral
Com as eleições de 2022 a cada dia mais próximas, muitas pessoas já estão começando a investir em campanhas de marketing eleitoral. Veja logo abaixo algumas dicas dos métodos mais usados.
1. Elabore um panorama geral da sua campanha
O primeiro passo para uma campanha eleitoral de sucesso é fazer um planejamento que servirá para guiar todo o trabalho. Sendo assim, é preciso constar algumas informações nesse plano, como por exemplo:
- Definir a equipe e das atribuições de cada integrante;
- Delimitar orçamento e as formas de captação de recursos;
- Temas que serão priorizados ao longo da campanha;
- Filosofia política e posicionamento sobre assuntos em alta;
- Propostas que terão destaque nos meios de comunicação;
- Descrição do público-alvo que deverá ser captado;
- Mídias que serão usadas para divulgar o candidato;
- Slogan;
- Entre outros.
2. Defina o número de contatos a serem feitos todos os dias
Ainda nessa forma de planejar, é crucial que você tenha em mente quantos contatos devem ser feitos todos os dias. Caso contrário, não haverá como saber se você está ou não no caminho certo para obter os votos de que precisa.
Basear suas estratégias apenas na intuição não é recomendado, pois as chances de fracassar são bem grandes. Por isso, o ideal é definir suas metas de forma clara e objetiva o quanto antes.
Caso contrário, conforme o tempo for passando, mais contatos deverão ser feitos por dia. Como resultado, irá gerar uma sobrecarga de trabalho, o que diminui a qualidade das interações com o público.
3. Construa uma base de eleitores confiável
Não irá adiantar muito planejar sua campanha e definir quantas interações serão feitas por dia, caso você não tenha um banco de eleitores sólido e confiável. Pois, a relação com os dados dos contatos oferece uma série de funções.
Em primeiro lugar, você poderá ter uma ideia melhor em quais lugares estão os eleitores em potencial, assim fica mais fácil de traçar uma estratégia específica para esse público.
Assim como também é possível fazer campanhas de marketing segmentadas, usando filtros baseados no gênero, profissão, idade, localização etc. Outro ponto muito importante é que uma base de contatos possibilita o registro de todas as interações feitas com cada pessoa, o que torna o trabalho mais eficaz e prático.
No entanto, é preciso ter cuidado ao construir o seu banco de dados. Nunca compre as listas prontas, pois além de ser antiético, também é considerado ilegal. Isso pode trazer uma série de transtornos para você.
E também vale notar que as listas compradas não apresentam bons resultados. Tendo em vista que possuem muitos dados que são bem genéricos e estão desatualizados.
O ideal é optar por estratégias que sejam, de fato, eficientes, tais como:
- Disponibilizar formulários em seu website para que as pessoas entrem em contato ao cadastrar seus dados pessoais;
- Cadastrar em sua base todas as pessoas que já entraram em contato, seja telefone ou e-mail;
- Registrar todas as pessoas do seu círculo social e pedir que elas recrutem outras pessoas.
4. Desenvolva um site moderno e interativo
Uma das maiores estratégias para obter dados de clientes em potencial é colocando um formulário de contato em seu site, como dito. Mas, uma página virtual também fornece muitos benefícios no marketing eleitoral.
Nos dias de hoje, mais de 100 milhões de brasileiros têm acesso à internet. Por esse motivo não há dúvidas de que o ambiente online é muito jogo para angariar eleitores durante as eleições.
Mas, não basta apenas ter uma página online, é preciso interagir com o público, respondendo todas as mensagens e sanando as suas dúvidas. Postar conteúdos relevantes é a chave para conquistar um público fiel.
Afinal, informações que sejam de interesse desse seu público-alvo podem fazer que você tenha mais acessos. Também é preciso manter uma certa frequência de publicação, caso contrário as pessoas irão pensar que sua página está abandonada.
E, por fim, não esqueça do design atraente para chamar a atenção das pessoas.
5. Marque presença nas redes sociais
A maioria dos brasileiros gosta de passar o tempo livre nas redes sociais. Logo, para alcançar mais eleitores, muitos políticos se aventuram nas redes sociais para ganhar mais visibilidade e aumentar a sua fama, para obter mais votos.
A ideia é criar uma página do candidato em lugares como Facebook, Instagram, Twitter e outros, para transmitir a imagem de alguém que é antenado e que está acessível para o seu público.
O lado bom das redes sociais é a opção de interagir com as pessoas de um jeito bem mais prático e eficiente. Outro ponto de interesse é que, através desse tipo de ambiente, todas informações são compartilhadas de modo mais fácil e prático, o que aumenta o alcance.
Por fim, a melhor parte é, que todas essas ferramentas são gratuitas, mas fique atento, pois a legislação vigente proíbe a veiculação de anúncios pagos.
6. Distribua panfletos
Distribuir material impresso por meio da panfletagem é um dos meios de propaganda político-eleitoral mais tradicionais que existem. Dessa forma, muitos candidatos não abrem mão dessa estratégia nas eleições, devido aos diversos benefícios que fornece, tais como:
- Grande alcance de público;
- Custo baixo;
- Opção de segmentar o público a partir da escolha do ponto de panfletagem e horário, com base em um tipo específico de perfil de eleitor;
- Maiores chances de atingir pessoas sem acesso à internet;
- Várias opções na escolha do layout e das informações, sendo possível escolher panfletos menores com dados essenciais do candidato ou panfletos maiores, com as propostas dele;
- Maiores chances de o eleitor levar o panfleto para casa e usá-lo como ponto de partida para uma consulta a respeito do candidato e de suas propostas;
- Chances de o eleitor usar o panfleto como forma de consulta, no dia da eleição, para os números do candidato;
- Entre outros.
Conclusão
Agora que você já sabe quais são as melhores estratégias de marketing eleitoral, já poderá começar a pensar na sua campanha! E não esqueça de deixar o seu comentário e compartilhe com os seus amigos caso tenha gostado desse conteúdo.