Criar um panfleto de vendas pode ser uma ótima estratégia caso você tenha algum produto ou serviço para oferecer e quer um retorno rápido com pouco investimento.
Para facilitar o processo, neste artigo você poderá conferir algumas dicas práticas para criar panfletos atrativos. Boa leitura!
Como fazer um panfleto de vendas?
Se o objetivo é divulgar promoções, serviços ou o lançamento de um produto, é preciso desenvolver estratégias que permitem que as pessoas possam saber mais sobre as informações que você deseja transmitir. E nada melhor do que criar um panfleto de vendas!
Graças aos baixos custos de produção, o panfleto é uma ferramenta perfeita para atingir o público-alvo e valorizar a marca da sua empresa.
No entanto, é preciso entender como desenvolver um bom panfleto para que o seu material se destaque e chame a atenção, se você deseja que seu panfleto tenha um resultado diferente de outros panfletos que vão parar no lixo.
Veja logo abaixo algumas dicas sobre o que fazer para tornar o conteúdo do seu panfleto de vendas interessante e produzir resultados de sucesso.
1. Crie bons títulos
O título da primeira página deve indicar claramente do que se trata o panfleto. Sendo assim, é importante certificar que você não está apenas informando o nome da sua empresa, se o objetivo do panfleto for gerar vendas, descreva o bem ou serviço que está a oferecer e as vantagens que pode trazer ao leitor.
2. Despertar o interesse dos leitores
Para criar um bom panfleto é preciso saber como despertar o interesse do seu público. As pessoas querem saber de imediato a relevância de seus produtos ou serviços e a maioria não têm paciência ou tempo para ler um texto grande e cansativo.
Portanto, seja direto e claro. É óbvio que, no mínimo, falar a respeito da sua empresa pode lhe dar mais credibilidade aos clientes, mas se fizer isso, tente ser conciso.
Uma ideia é intercalar seu texto com imagens que apoiem os seus pontos. Isso deixa o design do material mais interessante e fornecerá mais informações ao leitor, o que tornará o texto mais interessante e menos tedioso.
Aproveitar bem os espaços em branco é um dos fatores que contribuem para um layout com mais equilíbrio, além de limitar as informações ao que é mais importante.
Incluir espaços em branco pode ajudar você a chamar a atenção do seu público para o conteúdo de sua promoção que é mais pertinente a eles. O espaço em branco deve ser visto como uma direção para o seu público olhar para o ponto que você deseja.
3. Use cores para encantar o público
Nada prende mais a atenção do seu público do que as cores do seu panfleto. A cor evoca emoções e desperta sentimentos, que são habilidades que devem ser usadas para dar ainda mais efeito ao seu panfleto de vendas.
Por exemplo, as cores quentes como vermelho, amarelo e laranja transmitem calor, energia e emoção, enquanto cores frias como azul e verde transmitem serenidade, pureza e elegância. Você pode usar essas características para favorecer o design do seu panfleto e a mensagem que deseja transmitir.
É fundamental ter em mente que a escolha das cores não precisa ser óbvia; uma abordagem mais matizada ou a aplicação de diferentes cores também pode funcionar.
4. Estimule o cliente
De que adianta um panfleto se ele não inspira os seus leitores a agir? Você não pode ficar aguardando que os seus leitores tomem uma atitude simplesmente porque seu panfleto foi bem elaborado e contém um conteúdo excelente.
Para fechar com chave de ouro, você deve convidar o leitor para o seu negócio. O ideal é fazer isso no final do texto, convidando os leitores a visitar sua loja, ligar ou acessar o site.
Não tenha receio de deixar a sua criatividade fluir. Pois, o design do panfleto faz a diferença e garanta que a ação que deseja ver executada seja clara e fácil de ver.
Aqui, você pode incluir quaisquer promoções que estimulem os clientes a visitar sua loja, como cupons de desconto, sorteios, concursos ou qualquer outra coisa que quiser.
Nessas situações, colocar um cupom de desconto no final do panfleto de propaganda é uma ótima estratégia, especialmente para quem está começando, mas lembre-se de indicar claramente os termos e restrições da oferta.
5. Capriche na qualidade
Faça um panfleto que fique na memória do leito, algo que o faça notar que você tentou criar o melhor; isso vai incentivá-los a guardar o panfleto ou até repassá-lo para outras pessoas. Um panfleto com uma aparência desleixada pode passar a impressão para as pessoas de que seu negócio é amador.
Por essa razão, a gráfica que você contratar para o trabalho, o tipo de papel que usar e tudo do acabamento fazem muita diferença. Logo, sem economizar muito nessas horas, ofereça aos seus clientes produtos que os façam sentir valorizados.
6. Aplicativos para fazer panfleto
Há uma série de programas que você pode usar para criar um panfleto. E a boa notícia é que você não precisa de programas complicados ou conhecimento técnicos para criar um.
O Canva e Spark Post são dois ótimos exemplos de aplicativos onde você poderá criar o seu panfleto do jeito que quiser! E a boa notícia é que ambos são gratuitos.
7. Facilite a resposta
Não se esqueça de acrescentar as suas informações de contato no panfleto, tais como:
- Nome da empresa;
- Site;
- E-mail;
- Contas de redes sociais;
- Número de telefone;
- Endereço.
Não é raro que alguns clientes não consigam localizar as suas informações de contato, por mais que você tenha incluído no panfleto. Para evitar correr esse risco, faça uma seção para as informações de forma visível.
Conclusão
Estas dicas, por mais simples que sejam, podem trazer ótimos resultados com os seus panfletos de vendas! Por fim, o que você achou deste conteúdo? Foi útil para você? Não esqueça de compartilhar com os seus amigos que também desejam criar panfletos para os seus negócios!