Uma ação de panfletagem quando bem-feita é capaz de promover o seu negócio sem precisar gastar muito. Ela atua como uma ferramenta de marketing direto, um único panfleto pode conter todas as informações e pontos de venda que um negócio deseje passar aos clientes.
Sendo assim, com um controle sobre onde os panfletos serão colocados e distribuídos, é possível usar essa ação para aumentar a vantagem comercial, divulgar o negócio e até mesmo oferecer descontos especiais.
A maioria das pessoas, no entanto, ainda têm muitas dúvidas em relação a panfletagem e seus benefícios. Quer entender um pouco melhor sobre o assunto? Basta continuar com a leitura deste conteúdo!
A importância da panfletagem
Para que o seu negócio possa alcançar o sucesso, não basta apenas fornecer um bom serviço ou produto, é necessário também ter visibilidade. E, para isso, é preciso divulgar sua marca para o público-alvo.
Quando o assunto é divulgar, muitos acreditam que para alcançar um número maior de pessoas, os custos também são maiores. Porém, é nesse exato momento que entra uma ação de panfletagem como uma estratégia de divulgação.
Sabendo como fazer de forma adequada, essa ação poderá ser muito útil, além de garantir um ótimo retorno para o seu negócio. Isso porque, com a ajuda dos panfletos é possível:
- Atingir um grande número de pessoas em pouco tempo;
- Baixo custo para a empresa;
- Tem poder de informar o seu público sobre o produto ou serviço que oferece;
- É possível escolher o local que quer divulgar a sua empresa;
- Fácil de produzir e distribuir.
Existe muitas empresas que oferecem o serviço de distribuição de panfletos no mercado, mas existem outras empresas desse ramo que vão além. Além de distribuir, elas planejam a ação de forma estratégica, com ajuda de ferramentas de Geomarketing e orientam seus clientes para deixar sua divulgação mais eficiente.
Como fazer panfletagem?
Como dito antes, saber como fazer panfletagem de modo adequado é vital para o seu negócio alcançar o sucesso e obter mais clientes em suas estratégias. Porém, há muitas empresas e pessoas que ainda não sabem como obter bons resultados por esse meio.
Não há dúvidas de que a forma de divulgação através dos panfletos é uma das mais antigas estratégias de marketing. Apesar da Internet ter tomado conta e se popularizado com seus canais de divulgação, os meios mais tradicionais ainda têm sua importância.
Para quem deseja alcançar um público maior e obter melhores resultados, essa é uma ótima opção. Contudo, para que realmente possa obter bons resultados, é essencial trabalhar em suas estratégias de panfletagem.
Confira logo abaixo algumas dicas que poderão ser úteis!
1. Planejamento
É normal que muitas cometam, sem perceber, o erro de incluir informações demais em um único panfleto. O excesso de informações poderá cansar o seu público-alvo ou até mesmo desviar o foco de sua atenção.
Por isso mesmo que a primeira dica é incluir apenas as informações necessárias. Por exemplo, se estiver fazendo alguma promoção, então coloque essa informação em destaque e de forma objetiva.
Lembre-se também de incluir o período em que a promoção irá durar e o endereço do local. Textos pequenos e persuasivos são os mais ideais para divulgar sua promoção e obter atenção do público.
2. Visual mais limpo
Para reter um maior interesse em seu panfleto, a dica é evitar poluir o visual. Em outras palavras, significa que a parte estética deve atrair a atenção das pessoas, mas sem conter muitas informações.
A ideia é que o consumidor saiba do que se trata apenas ao olhar o panfleto, assim a sua ação de panfletagem terá mais sucesso. Crie um panfleto com tenha um design atraente e informações claras.
Caso a logo da sua empresa não esclareça qual é o seu negócio, então reforce essa parte de modo textual, para não deixar o receptor da mensagem em dúvida e confuso.
3. Defina um tempo para a sua ação
É especialmente importante definir um tempo para sua ação e incluir essa informação em todos os panfletos. Afinal, nenhum tempo de panfletagem deve ser ilimitada, tendo em vista que as ações que deseja divulgar também possuem um tempo de duração.
Além disso, conter essa informação no panfleto faz com que os clientes se sintam pressionados a aderir. Dessa forma, tanto a sua divulgação quanto a promoção alcançarão resultados positivos.
4. Escolha o público-alvo
Já foi dito que as ações de panfletagem devem ser feitas com base no tipo de público-alvo que deseja alcançar. Em outras palavras, não basta apenas distribuir os seus panfletos para qualquer pessoa e em qualquer lugar.
É preciso observar qual é o seu público-alvo e para então bolar uma estratégia de acordo com o perfil do seu consumidor. Tenha em mente qual o tipo de público que deseja atingir para então planejar suas estratégias sobre o que essas pessoas desejam e valorizam.
5. Informe a sua equipe
Na maioria das vezes, as pessoas que têm interesse na ação que você divulga, desejam saber mais a respeito. Sendo assim, é essencial que toda a equipe da empresa esteja ciente e informada sobre o objetivo.
Para que possa sanar todas as dúvidas dos clientes e, até mesmo, para realizar alguma ação naquele instante.
6. Distribua ao público correto
Caso opte por contratar uma empresa para fazer a distribuição dos seus panfletos, defina junto com ela quais são os locais, dias, horários e outros detalhes importantes para a ação.
Uma boa opção é colocar os seus distribuidores de panfletos em locais onde há um maior fluxo de pessoas. Se existir algum lugar onde se encontra o seu público-alvo em maior quantidade, então esse é o ponto onde os seus distribuidores precisam estar.
Porém, lembre-se de definir uma estratégia, pois um local com grande fluxo de movimento não significa, necessariamente, que você tenha grandes chances de sucesso, caso o seu público-alvo não esteja lá também.
Isso significa que, é melhor abordar poucas pessoas, mas com maiores chances de virar clientes, do que um grande número de pessoas desinteressadas. E também fique atento quanto ao modo de abordar os clientes na rua.
Nunca seja invasivo ou insistente e sempre seja simpático com todos.
7. Mensure a eficácia dos seus panfletos
Ao entregar um panfleto, uma boa dica é oferecer descontos ou brindes especiais, dessa forma poderá ter uma visão mais ampla sobre o impacto de cada campanha que fizer. Na parte de trás do panfleto, uma ideia é usar os dados da pessoa para captar o cliente, como o nome, telefone, e-mail, etc.
8. Leve o cliente até o local
O panfleto é uma ótima ferramenta promocional para pescar clientes e levá-los até sua loja, onde a venda será concretizada. Para isso, no entanto, é preciso levar em conta o local do seu Ponto de Venda e também os hábitos do seu público-alvo.
Oferecer descontos ou brindes ao entregar o panfleto em algum ponto físico pode ajudar na captação de clientes. Assim, você terá em mãos os dados para contatar o cliente, assim como também ter uma maior noção de quantos panfletos distribuídos obteve efeito.
A partir desses dados pessoais, será possível entrar em contato por diferentes canais de comunicação e em vários momentos. Logo, maiores serão as chances de fidelizar novos clientes e obter mais sucesso.
9. Conheça o seu cliente
Com a ajuda dos dados pessoais obtidos, caso queira que o cliente faça um cadastro na sua loja, basta perguntar informações como a data de nascimento e o endereço, por exemplo.
Baseado na faixa etária e região onde o seu cliente mora, juntos em uma base de dados, fica bem mais simples ter uma ideia de onde posicionar os seus distribuidores na próxima promoção.
Isso significa que, quanto mais informações você obter de seus clientes e seus hábitos e costumes, mais prático será para definir um padrão entre todos. E, como consequência, suas divulgações e promoções são mais eficientes.
10. Contrate uma empresa para fazer esse trabalho
Como dito antes, para quem pretende fazer panfletagem, mas não dispõe de tempo o suficiente para dedicar ao projeto ou então não sabe como definir boas estratégias, uma boa solução é contratar uma agência de panfletagem.
Essas agências surgiram com o intuito de fornecer serviços para todos aqueles que desejam investir nesse segmento, mas não tem uma equipe. Embora não seja comum em todos os lugares, pouco a pouco vão aparecendo mais empresas desse ramo.
Nas maiores cidades já é possível encontrar essas empresas que contam com uma equipe qualificada para distribuir os panfletos. Tudo, é claro, feito conforme os objetivos de cada empresa.
Portanto, é uma ótima opção para aquelas empresas que desejam investir em panfletagem, mas não sabem como fazer ou preferem evitar todo o trabalho. É só pesquisar por uma agência de panfletagem que esteja mais perto de sua área e então você verá os ótimos resultados obtidos com as ações.
Mitos e verdades sobre estratégia de panfletagem
Não há dúvidas de que a panfletagem é, entre todas as outras estratégias de divulgação, uma das melhores e mais democráticas. Além disso, esse método é acessível para todos os tipos de negócios, portes e verbas disponíveis.
Mas, ainda há muitos mitos que permeiam essa estratégia, confira logo abaixo alguns mitos populares inverídicos:
Os panfletos desmatam florestas para produção de papel: mito!
Na verdade, aqui no Brasil 100% do papel usado para imprimir panfletos é certificado e provém de florestas de pinus e eucalipto plantadas para esta finalidade. A maior parte da energia usada durante esse processo é renovável.
Essa informação é de uma pesquisa da Ibá (Indústria Brasileira da Árvore) de 2016.
Os panfletos poluem o meio ambiente: mito!
Um dos maiores mitos a respeito dos panfletos é que eles poluem o meio ambiente. O papel impresso é 100% reciclável, o que significa que o papel em si não polui a natureza, mas sim as pessoas que o descartam de maneira inadequada nas ruas.
Por esse motivo, é essencial que as pessoas saibam descartar os panfletos na lixeira caso o conteúdo não seja de seu interesse.
A internet e redes sociais dão mais retorno que a panfletagem: mito!
Com os avanços da tecnologia, é normal que muitos pensem que a Internet e as redes sociais possam dar um maior retorno. Porém, não é bem assim, visto que não há fórmulas mágicas e 100% eficazes quando o assunto é atrair mais consumidores.
O que definirá uma boa estratégia de divulgação é algo além e envolve uma série de pontos diferentes, como definir o público-alvo, saber qual seu objetivo e área de atuação da campanha.
Assim como também é essencial levar em conta cada particularidade do público que deseja atrair. Por exemplo, nem todas as pessoas gostam de passar muito tempo livre na internet, enquanto outras não são adeptos de redes sociais.
Não são só as pessoas mais velhas que preferem ficar longe da Internet, de acordo com um estudo da Seti em 2018, cerca de 64% dos jovens resolveram dar um tempo das redes sociais. O famoso Detox Digital é algo que vêm acontecendo com muitos jovens.
E, por fim, o que define uma ótima estratégia de divulgação é aquela que tem um maior número de pontos de contato da sua marca com o público, em diversos canais. Em outras palavras, estar presente na Internet não significa que você não pode também investir em panfletos e vice-versa.
Aliás, adotar diferentes ferramentas de comunicação com seu público só fortalecerá sua marca e presença diante do mercado. Assim como também aumenta o seu alcance e obtém mais destaque entre os concorrentes.
Vantagens da panfletagem
Agora que você já sabe melhor o que é uma estratégia de panfletagem e os mitos sobre, confira logo abaixo as principais vantagens desse meio de divulgação!
Custo-benefício da panfletagem
O custo para produzir panfletos com uma gráfica não é tão caro, em média pode custar cerca de R$ 100,00 o milheiro. É claro que o preço irá variar conforme o tipo de material escolhido, a quantidade e a cidade onde reside.
Mas, de modo geral, esse é um dos meios mais em conta de divulgação, sendo que é possível obter rapidamente o retorno em apenas uma ação. Grande parte das pesquisas calculam que a taxa de retorno pode variar entre 3% a 5%, o que significa que há uma média de 4 contatos para cada 100 panfletos entregues.
Quanto à distribuição dos panfletos, é válido botar que há muitas opções. Uma delas é fazer esse trabalho por conta própria e a outra é contar com a ajuda de empresas especializadas, podendo oferecer mais vantagens a sua empresa, tais como:
- Maior segurança no serviço prestado, tendo em vista que essas empresas precisam manter o bom nome e reputação no mercado, ao contrário de quem trabalha de bico;
- Os profissionais treinados fornecem um melhor rendimento e ainda podem prestar um serviço mais eficiente;
- Ao contar com a ajuda de uma empresa especializada, não há riscos de ferir regras trabalhistas devido a desvio de função junto aos empregados;
- As empresas com experiência de mercado oferecem a você o suporte, indicações, ideias e dicas necessárias em relação as estratégias sobre como fazer uma boa distribuição.
Conveniência
Em um cartão do seu negócio há pouco espaço para incluir várias informações, ao contrário de um panfleto, onde pode haver mais informações sobre o seu negócio para atrair os clientes. Também vale lembrar que é uma ferramenta portátil, podendo ser distribuída em vários canais, colocados em uma recepção ou até mesmo distribuído direto aos clientes.
Um panfleto simples não é tão difícil de fazer e também poderá ser comprado em enormes quantidades por um preço mais em conta.
Incentivo à ação
O panfleto é algo que a pessoa pode levar para casa, ao contrário de propagandas em pontos de vendas ou banners, por exemplo. Dessa forma, o consumidor poderá observar o panfleto diversas vezes e até mesmo guardá-lo para quando precisar dos serviços ou produtos.
Logo, mesmo que o cliente não faça uma ação na hora, ele poderá deixar para fazer depois, o que se torna uma estratégia tanto a curto quanto a longo prazo.
Apelos às emoções e sentidos
O panfleto desperta elementos táteis e visuais em seus consumidores. Isso significa que, um material com cores atraentes pode chamar mais atenção das pessoas, fazendo com que elas se interessem mais pelo conteúdo.
Ou seja, os apelos emocionais que um panfleto tem o poder de despertar, incentivam a pessoa a querer aprender mais sobre o seu produto ou serviço.
Rastreamento
Os benefícios dos panfletos são maiores se incluir ofertas ou descontos especiais. Pois, ao rastrear o comportamento do público através dessas promoções, é possível determinar quais são as estratégias de marketing que surtem mais efeitos e a quais delas os consumidores respondem no momento.
A longo prazo, os panfletos tornam-se uma forma essencial de elevar a satisfação do consumidor, além de melhorar a relação com sua empresa.
Conclusão
Como você pôde ver neste conteúdo, a panfletagem é um dos meios mais rápidos, eficientes e com maior custo-benefício. Com todas essas dicas e informações, maiores serão as chances de você alcançar o sucesso em sua estratégia, certo?
Por fim, o que você achou do artigo? Foi útil para você? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe o seu comentário e não esqueça de compartilhar com os seus amigos!