Hospedagem De Sites E Domínio: O Guia Completo  Sobre O Assunto!

Hospedagem De Sites E Domínio: O Guia Completo  Sobre O Assunto!

Hospedagem sites

A hospedagem de sites é fundamental para quem quer montar uma página na internet. Isso porque sem ela é impossível que um site vá ao ar. Se você sente a necessidade de realizar um website, provavelmente deve ter se perguntado como fazer isso.

Montar um site não é uma tarefa fácil, é preciso que se siga muitos passos para que ele funcione perfeitamente. Muitos conceitos que fazem com que o site ganhe vida podem ser desconhecidos para a maioria das pessoas.

Por isso, é interessante saber a sua necessidade para poder conhecer o tipo de hospedagem que realmente fará a diferença para o seu projeto. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira este conteúdo.

O que é hospedagem de site?

O que é hospedagem de site?

A hospedagem de site é algo simples de entender. Vamos partir de um exemplo comum. Imagine que a hospedagem é uma imobiliária. Você como cliente que está em busca de um imóvel(site), quer morar dentro desse condomínio oferecido pela imobiliária.

Sendo assim, a hospedagem é onde se encontram todas as pastas e arquivos relacionados ao seu site, assim como textos, links, comentários, dentre outras coisas.

Saber escolher um bom servidor é saber escolher onde morar bem. Por isso, é fundamental que você tenha em mente de maneira bem clara quais são suas principais necessidades de um site, pois elas precisam ser atendidas.

Os sites ficam hospedados nos servidores, que resumidamente, são uma parte fundamental para fazer com que o seu site se mantenha de pé. Os servidores se situam dentro um um data center, responsáveis por fazer tudo funcionar de maneira perfeita.

Então, quando você realiza o contrato de um plano de hospedagem, você acaba comprando um espaço dentro desses servidores.

Quais os tipos de hospedagem existem?

Existem vários tipos de hospedagem de sites, são elas: compartilhada, cloud, VPS, dedicada. Cada um desses tem pontos diferentes que atendem necessidades distintas. Por isso é importante conhecer melhor cada uma delas.

A hospedagem compartilhada consiste em compartilhar em uma única máquina, recursos para vários sites, dessa maneira os clientes conseguem ter um bom desempenho sem ter que investir muito.

Apesar do preço ser atraente, a hospedagem compartilhada é limitada e oferece pouco controle aos administradores do site em questões como desenvolvimento. Então, desde que seu site não demande muito recurso, esse tipo de hospedagem pode ser boa para você.

Já o site cloud, é uma hospedagem em nuvem e permite que o acesso seja feito por meio de apps e sites através de recursos da nuvem. Ao contrário da compartilhada, esse tipo de hospedagem oferece recursos exclusivos para cada cliente, não interferindo outros usuários.

A hospedagem VPS conta com uma experiência flexível com o usuário, pois ela permite que o servidor vá adaptando os recursos de acordo com o que o usuário necessita. Logo, se você tiver uma demanda alta, pode aumentar sua capacidade sem ter que pagar a mais por isso permanentemente.

O melhor exemplo que podemos dar em relação ao VPS é que ele funciona como se fosse uma conta de luz. Ou seja, só paga por aquilo que se usa. A hospedagem dedicada é um servidor 100% voltado para o usuário.

Assim, ela tem o sistema operacional que o cliente deseja. Quase sempre as pessoas que escolhem esse tipo de hospedagem são clientes que possuem um alto tráfego em seu site e precisam que ele esteja estável para que possa operar tranquilamente.

O que mais compõe um site para que ele vá ao ar?

O que mais compõe um site para que ele vá ao ar?

A parte da hospedagem só é o primeiro passo. Ainda tem muita coisa para se resolver se você quiser que seu site vá ao ar e as pessoas o visitem. Por exemplo, algo fundamental é o domínio.

O domínio é como as pessoas irão te achar na internet. Então, é preciso que você escolha um nome para o seu site que seja simples e que tenha a ver com o que você deseja. Ele será o endereço principal da sua conta e é fundamental que você pesquise sobre e saiba qual domínio é o mais indicado.

O e-mail também é algo fundamental, principalmente se você está pensando em usar o site para algo profissional. Assim, é possível que você tenha um endereço com @seudomínio.com.br no lugar do endereço tradicional do e-mail.

O site também deve contar com uma boa DNS para redirecionar o usuário ao servidor certo, também deve ter um sistema operacional que gerencia operações de rotina de um computador para que se comunique bem com hardware e software, para que assim, os dois realizem uma boa função.

Outros pontos que um site precisa ter são:

  • Armazenamento;
  • Banco de dados;
  • Tráfego, transferência e largura de banda;
  • Segurança;
  • Backup;
  • Uptime;
  • Suporte e atendimento.

Como se pode ver, são muitas etapas necessárias para que um site venha a ganhar vida. Portanto, é necessário ter o conhecimento para que isso não se torne um problema ou o site não consiga ter o desempenho esperado.

Como montar um site e fazer a hospedagem de sites?

Há diversos sites na internet que permitem a criação de um site novo. Porém, se você deseja algo mais profissional, é necessário que você conte com profissionais adequados e que já saibam ou trabalham com isso.

Dessa forma, você fica isento das partes que você não domina, colocando em prática apenas aquele conhecimento que você já possui. Além disso, é fundamental contar com uma pessoa que saiba administrar o site e, de vez em quando, fazer as manutenções necessárias.

Se possível, conte com os serviços de alguma empresa especializada ou algum desenvolvedor que atue nessa área para te oferecer o suporte que você precisa.

Conclusão

Conclusão hospedagem

Vimos aqui então que o serviço de hospedagem é algo simples porém complexo. Por isso, para que não se perca tempo, é necessário ter ajuda de um profissional para isso. Assim, ele poderá identificar suas necessidades e te ajudar a escolher sempre a melhor opção para que seu site funcione bem.

Conte aqui se este artigo foi claro e te ajudou de alguma forma. Além disso, compartilhe-o com mais pessoas que tenham o interesse de fazer um site mas não sabem o que é necessário para isso.

Gostou deste Conteúdo? Curta e Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Melhore sua jornada: preencha os dados solicitados abaixo.

panfletista profissional