Até um tempo atrás, antes da Internet tomar conta de tudo, a estratégia de marketing era diferente. Antes da modernização, era comum usarem estratégias mais tradicionais e off-line, como entrega de panfletos e o carro de som.
Mas, nos dias de hoje, o carro de som ainda funciona como uma estratégia? Caso você tenha essa dúvida, então leia esse conteúdo até o fim para descobrir!
O carro de som ainda funciona como estratégia de marketing?
Quando o assunto é marketing, o que vem na mente de muitas pessoas são os anúncios na Internet, redes sociais, etc., mas até um certo tempo atrás, quando o mundo digital não era tão comum, existiam outros meios de fazer marketing.
Quem nunca ouviu o carro de som passando na rua para anunciar ofertas de comércios locais? Pode ser que as novas gerações nunca tenham visto, porém, com certeza as pessoas mais velhas se lembram da febre que era o carro de som.
No entanto, a medida que algumas formas de marketing digital se expandem, as tradicionais off-line vão sendo deixadas de lado. A “propaganda volante”, como é conhecida, é um bom exemplo.
Então, isso significa que a junção do volante e alto falante não são mais úteis? Mas, ainda compensa usar esse tipo de propaganda? Bem, essas são algumas das perguntas comuns que um comerciante tende a fazer antes de investir em um carro de som.
Vale a pena usar o carro de som?
Em primeiro lugar, vale notar que, em comparação com outros meios mais tradicionais de divulgação, o custo de um carro de som é mais em conta. Pagar por um outdoor ou anunciar na revista mais famosa, ou na TV, acaba sendo mais caro.
Além disso, o carro de som possui uma força de atração, sendo capaz de atrair a atenção das pessoas. Quando passa nas ruas, desperta a curiosidade de grande parte do público, que até param para ouvir as propagandas, o que ajuda na efetividade da propaganda.
Outra grande vantagem em relação a essa estratégia de marketing é a segmentação. Com o carro de som, há a opção de transmitir a mensagem que deseja transmitir no horário e bairros onde se encontra o seu público-alvo.
Isso é feito de forma bem prática, tendo em vista que você só escolhe em quais lugares o carro irá passar. Ou seja, você leva o carro para a região que quiser, para chegar no público certo, na hora certa.
Se você tiver um comércio local, o ideal é que o carro de som circule por perto. Caso seja dono de um atacado, então vale circular em regiões onde há bares que podem se tornar clientes.
No entanto, vale ressaltar que, em algumas cidades, é necessário ter autorização da Prefeitura para poder rodar com carro de som nas ruas.
Por que não vale a pena usar o carro de som?
Aqueles que acreditam que essa estratégia de marketing se tornou obsoleta, usa como base os argumentos acima.
Primeiro, em comparação com o marketing digital, como manter um blog ou criar um perfil nas mídias sociais, o valor de investir em um carro de som acaba sendo mais caro. Mas, isso não quer dizer que esse tipo de ação seja caro.
Apenas significa que as estratégias online podem ser feitas de graça, a princípio. O Facebook, por exemplo, é uma ótima ferramenta para divulgação e não é preciso pagar nada se não quiser.
Quanto a abrangência, o carro de som é limitado apenas aos locais onde percorre, enquanto as mídias digitais não possuem limites físicos. Dessa forma, qualquer comércio pode ser encontrado em todo o país.
E, por fim, mesmo que o carro de som consiga fazer uma segmentação, se restringe apenas a localização do público. Enquanto isso, as estratégias digitais permitem segmentar o público-alvo por diversos fatores e detalhes, baseado em interesses, comportamentos, perfis, gênero, etc.
Comunicação direta
Um dos principais objetivos do carro de som é transmitir uma mensagem de forma clara e direta, para que não tenha risco de a pessoa dentro de casa não conseguir entender.
É um dos meios ideais para supermercados, varejos e comércios em geral, pois podem anunciar suas ofertas de forma rápida e direta.
Hábitos do consumidor
Uma prova de que esse meio de divulgação ainda funciona, tem como base uma pesquisa feita pelo Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro em 2017, sobre os Hábitos do Consumidor.
Nessa pesquisa, foi constatado que o carro de som é o segundo meio de comunicação mais usado pelo consumidor para ficar a par das promoções, com 23%.
O carro de som perde apenas para a televisão (42%), mas esse é um meio de comunicação mais caro e que muitos empresários não podem pagar. Também cabe salientar que o fator que influencia o cliente a comprar é o preço.
Ao usar o carro de som, é possível anunciar ofertas e promoções, que acaba sendo uma propaganda consumida e segura.
Vale ou não a pena usar o carro de som como estratégia de marketing?
A verdade é que não há uma resposta absoluta, certo ou errado, quando o assunto é estratégia de marketing. Mesmo em desuso, o carro de som ainda pode ser uma ótima estratégia em comparação com outros meios off-line, porém, em comparação com as estratégias online, não chega a ser tão eficiente.
Contudo, isso não significa que você precisa escolher apenas um ou outro. Você tem a opção de aliar várias estratégias, tanto online quanto off-line, até porque nem todas as pessoas gostam de passar tempo na Internet ou são adeptos das redes sociais.
Então, você pode manter as suas redes sociais e ainda assim investir em carro de som para atrair o público local para o seu comércio.
Apenas lembre-se de ficar atento quanto aos resultados das ações que usa, para basear suas próximas estratégias.
Caso alguma estratégia não tenha trago bons resultados de acordo com o investimento, então troque a sua abordagem ou deixe de lado.
Conclusão
Em suma, mesmo com o domínio da Internet, o carro de som ainda pode ser muito útil como uma estratégia de marketing. Como dito, não é só porque a Internet é melhor para anunciar que os meios tradicionais se tornaram obsoletos.
Dependendo do tipo de negócio, o marketing off-line é ainda mais eficiente. E caso tenha gostado desse conteúdo, compartilhe com os seus amigos!