Você sabe o que é e-commerce e como as negociações acontecem nessa modalidade? Antes da pandemia começar, muitas pessoas ficaram em dúvida sobre as lojas digitais.
Afinal, como pode ser confiável algo que você não vê pessoalmente? Apesar do mercado vender bem, foi na pandemia que houve o boom do e-commerce. Isso porque sem que se pudesse ir até as lojas físicas por conta de evitar aglomerações, as lojas tiveram que migrar para a internet.
Além disso, muitas outras empresas digitais nasceram durante esse período. Sendo assim, o mercado digital está a todo vapor. Mas você sabe como ele funciona?
O que é um e-commerce?
Para que você saiba o que é e-commerce de maneira simplificada, podemos resumi-lo em ser uma loja virtual. Dessa forma, tudo o que você encontraria numa loja física X, você pode encontrar na mesma loja, só que virtual.
Muitas empresas optam por ter um e-commece para que possam expandir as facilidades de compra para os consumidores ou por essa ser uma opção mais econômica.
Independentemente do motivo, o comércio eletrônico funciona apenas de forma virtual e remota. Isso significa que qualquer dúvida que o cliente possa ter é resolvida através da plataforma de vendas, que geralmente é um site.
Por isso que os sites devem ser muito bem estruturados para que as informações sejam claras e os produtos contenham dados o suficiente para que não haja dúvidas ao consumidor sobre o que ele está levando para casa.
Caso a dúvida ainda persista, o canal de atendimento e o e-mail são as plataformas através das quais esse indivíduo pode fazer contato com a empresa.
Para que serve o e-commerce?
O e-commerce tem o mesmo propósito que uma loja de rua, que é vender. Só que a maneira como isso é feito é que muda. Para comprar, o consumidor basta ter acesso a um computador ou celular e cadastrar suas informações do cartão de crédito.
Há diversos tipos de loja online e o consumidor que opta por fazer compra por esse meio está procurando justamente o conforto de não ter que sair de casa para adquirir aquilo que deseja.
Compras por site acabam otimizando o tempo do consumidor e ela acontece no ritmo que o cliente deseja, sem que tenha que se preocupar com nada.
Como funciona o e-commerce na prática?
Agora que você já pode compreender o que é e para que serve esse tipo de comércio, vamos nos aprofundar no assunto para que você saiba como é o seu funcionamento.
Pois bem, o usuário consumidor entrará na internet em busca do seu produto. Digamos que ele esteja atrás de uma calça verde. Ao digitar tais palavras no Google, uma série de sugestões de calça verde aparecerão.
Dentre os resultados que mais te chamaram atenção, o usuário irá escolher algum. Ao clicar na peça, o usuário será redirecionado para uma loja virtual onde poderá não só colher mais informações acerca do seu produto como também ver outras opções da loja.
Além disso, o usuário se informará a respeito do frete, do tempo de entrega e das formas de pagamento aceitas por aquela loja. Como o produto está na vitrine virtual, ele precisa conter o máximo de detalhes na descrição, assim como também, várias fotos.
Dessa forma, o usuário consegue ter uma experiência melhor e não se decepcionar com o produto no qual está comprando. Ao decidir levar a compra até o fim, o usuário coloca suas informações de contato, endereço, meios de pagamento e finaliza.
Geralmente é enviado no e-mail o código de rastreio do produto ou então são dadas atualizações sobre onde se encontra o pedido.
Quais as vantagens de adotar o e-commerce?
A partir do momento que você sabe o que é e-commerce e como ele funciona, fica difícil não querer adotar essa modalidade de compra. Isso porque é muito mais confortável para o usuário ter que pedir pela internet e esperar em casa.
Além disso, abre a possibilidade de pessoas de diversos lugares do Brasil poderem comprar de sua loja sem nenhum problema, pois os produtos chegam até ela.
Para o empreendedor, as vantagens do e-commerce também não deixam a desejar. Isso porque a redução de custos é absurda! Para quem só tem loja online, não é preciso arcar com:
- Custo de aluguel;
- Estacionamento;
- Decoração;
- Contratação de funcionários;
- Dentre outras coisas.
Ainda que haja sim algum custo, se comparado com um estabelecimento físico, esse custo é quase nulo. Esse corte de custos também pode acabar refletindo em produtos com preços mais atrativos.
Quais tipos de e-commerce que existem?
Há vários tipos de e-commerce que podemos ver hoje em dia. Em sua maioria, ainda se usa muito os sites por serem melhor estruturados e mais seguros para fazer as transações.
Mas é possível ver e-commerce dentro das redes sociais e até mesmo por whatsapp. Tudo depende do tipo de produto que a pessoa vende e qual é a melhor plataforma para ela poder fazer as vendas.
Por exemplo, comércio de roupas e eletrônicos geralmente precisa de um site para que a pessoa possa ver e pesquisar melhor sobre o que ela deseja.
Agora, produtos como cosméticos, papelaria ou loja de doces, podem ser vendidos através do Instagram, Facebook ou Whatsapp, justamente por não serem algo que demanda um cuidado mais cauteloso na escolha.
Há também as plataformas que hospedam lojas, como a Shopee, que aceita cadastros de diversos usuários e eles podem colocar seus produtos à venda ao repassarem uma pequena taxa para a empresa.
Conclusão
Por fim, vimos aqui um pouco sobre o que é e-commerce, como ele funciona, quais são suas vantagens e para que ele serve. Sabendo disso, fica muito mais fácil adotar esse tipo de plataforma para sua vida, tanto se você for vender algo ou comprar algo.
O comércio online é uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro e de fazer com que os consumidores tenham uma melhor experiência durante a compra de um produto.
Conte aqui se você é adepto a plataforma ou se deseja ser e compartilhe este conteúdo com mais pessoas.